Compartilhe







Publicidade

Relatório do estado da arte da educação e tecnologia 1996-2002

(
Karina Pagnez

)



Neste relatório  do INEP você encontra todas as referências sobre o tema... Vale a pena ler...

Apresentação

Este é o primeiro estudo relativo ao Estado do Conhecimento em Educação e Tecnologia, no Brasil. Ao aceitar o desafio de realizá-lo, tivemos muito presentes a oportunidade, a relevância e a dimensão da tarefa assumida.
Por um lado, assumimos esta tarefa como possibilidade de preencher a lacuna identificada por André (2002), no relatório referente ao Estado do Conhecimento sobre Formação de Professores no Brasil (1990-1998): dar conta dos trabalhos que focalizam o papel das tecnologias de comunicação, dos multimeios e da informática no processo educacional.
Por outro lado, estivemos conscientes das limitações implicadas na tentativa de, através de teses, dissertações e artigos, produzidos de 1996 a 2002, mapear uma área relativamente nova, em processo de configuração, compreendendo território nem sempre fácil de delimitar, até porque caracterizado por muitos deslocamentos de centro e margens, relacionados com as tecnologias mesmas e com a sua incorporação educacional. Uma área em que, por conta das discussões paradigmáticas, a própria noção de  apeamento pode ser objeto de contestação.

Raquel Goulart Barreto
Coordenadora


Ler o artigo na íntegra 
 





{* Google Analytcs *}